Marketing de Incentivo Viagens e Marketing de Incentivo

Marketing de Incentivo

Marketing de Incentivo

marketing de incentivo

Marketing de incentivo é a ferramenta mais comentada da atualidade. Garantir o comprometimento ou performance de um profissional, por vezes é uma árdua tarefa dentro de uma companhia.

O Marketing de incentivo pode ser semelhante ao Endomarketing, mas está longe de ser a mesma coisa e isso já iremos discutir. Apesar de marketing de incentivo e endomarketing estarem unidos à performance de colaboradores e funcionários, o endomarketing está muita mais alinhado à bem-estar organizacional e processos internos. Enquanto o marketing de incentivo, por sua vez, está totalmente focado na performance de resultados de vendas.

Então podemos resumir que o endomarketing é uma ação voltada ao comportamento do funcionário e o marketing de incentivo é uma ferramenta para resultados? Sim e não, pois o marketing de incentivo é tão mais amplo que poderá estar relacionado à fornecedores, terceiros e até aos compradores.

Mas aos compradores? Sim, atualmente vemos algumas redes de mercados ou supermercados, aderindo a moda do “Cupom Adesivo” ou “Selo” como é chamado pelo Grupo Pão de Açúcar por exemplo. Isso é marketing direto, desdobrado para o padrão de incentivo, pois cria o estímulo e vínculo associado à marca para o consumidor. Existe uma infinidade de benefícios tanto para cliente como à empresa, pois nesse sistema, temos uma série de resultados, desde Business Intelligence até Gestão de Performance como avaliação de franquias e etc.

Então podemos falar que o Marketing Direto “abraça” o Marketing de Incentivo? Certamente não, mas podemos afirmar que a amplitude do Marketing de Incentivo acessa algumas ferramentas do Marketing Direto e exatamente por isso temos tantas companhias investindo nessa ferramenta.

 

Por quê Marketing de Incentivo?

Um profissional é um bem muito caro dentro de uma companhia, se este profissional for de alta performance então, ele será mais caro ainda. Então, a contratação dele é algo que certamente trará resultados à companhia. Porém, após um certo período, podemos todos nós, funcionários, empreendedores e até autônomos perder a motivação. Isso é algo muito comum por diversos fatores, como, problemas pessoais, rotina, relacionamentos com colegas e por ai vai. Sempre temos algo que nos preocupa ou que atrai nossa atenção, criando um foco paralelo em nosso dia a dia.

Por isso o Endomarketing e Marketing de Incentivo trazem diversos benefícios aos profissionais ou consumidores, por sempre renovar a conexão entre a Marca e o Incentivado, gerando resultados positivos à todos. Algo que realmente utilizamos são Viagens de Incentivo, pois podemos afirmar que 10 a cada 10 funcionários pensam naquelas férias maravilhosas.

Imagine agora, a empresa que você atua criar uma Viagem de Incentivo em algum destino paradisíaco, com atividades e experiências inesquecíveis? Você não gostaria ou se esforçaria para alcançar essa meta? Te pergunto agora, imagine-se neste destino e me responda se ficaria feliz com a companhia que lhe proporcionasse essa experiência de incentivo?

 

Como fazer Marketing de Incentivo?

Podemos avaliar centenas de formas aplicar o Marketing de Incentivo, que vamos desde Cartões de Benefícios até a Viagens de Incentivo.

O grande diferencial é oferecer algo que crie esta conexão à quem se deseja incentivar, seja funcionário, representante, fornecedor ou cliente final. Se pudermos criar um exemplo, vamos lembrar de quando recebemos um presente, aqueles presentes mais sem graça, enquanto outra pessoa lhe dava aquilo que realmente te surpreendia. Essa grande diferença entre ambos é a sensação de satisfação ou como alguns chamam de motivação. Pois você além de se identificar com aquele presente, é algo surpreendente pois o estímulo criado está acima da sua expectativa, gerando assim um laço afetivo entre a companhia e o incentivado.

Vamos resumir então, o Marketing de Incentivo deve surpreender. Fazer algo que gere um resultado, porém estamos sempre cada vez mais exigentes. Por isso, um Cartão de Benefício pode ser algo talvez não tão surpreendente e gerar um resultado também não tão satisfatório.

 

Marketing de Incentivo com equipe de vendas

As equipes de vendas, quase que 100% das companhias possuem métricas de performance. Porém já conhecemos alguns casos de métricas, tal como pontualidade, velocidade em atendimento, vendas de produtos, cadastramento etc. Então, não existe uma forma específica de mensurar uma campanha, a aplicação é bem vasta o que nos facilita criar novas idéias para campanhas de Marketing de Incentivo.

 

Como criar uma Campanha de Marketing de Incentivo

Podemos começar criando uma campanha para equipe de vendas que mais vender um determinado produto em determinado período? Sim, exatamente este formato é o mais utilizado no mercado, assim esta campanha beneficiará o profissional que obter o melhor desempenho no período.

Então podemos ver diversas formas de Marketing de Incentivo e também, inúmeras aplicações para esta ferramenta. Por isso tem sido amplamente utilizada por diversas companhias e vem trazendo resultados bastante positivos.

 

Quer saber mais sobre experiências de incentivo e resultados de campanhas de Marketing de Incentivo?

 

Qual sua opinião sobre marketing de incentivo e o que acha desse formato de campanhas?

2018-08-01T16:41:04-03:00 Incentivo|0 Comentários

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